Socialis

30.7.06

Últimos desenvolvimentos sobre a Formação em Serviço Social

• Universidade de Trás-os Montes (UTAD)
No âmbito da adptação dos seus cursos ao Processo de Bolonha, muda designação da licenciatura de Trabalho Social para Serviço Social.
Sem prejuízo de um comentário mais fundamentado na consulta do novo plano de estudos e orientação do curso, esta será aparentemente uma notícia positiva, uma vez que a designação de Trababalho Social se revela equívoca e o curso ministrado até ao presente, seguindo uma orientação muito próxima do designado Serviço Social Clínico, inscrevia-se numa das tradições internacionais de formação de assistentes sociais. Aparentemente um efeito positivo do Processo de Bolonha.

• "And the show goes on !"
O Instituto Superior Politécnico de Gaya, aparentemente no âmbito da adptação dos seus cursos ao Processo de Bolonha, mudou a designação do seu anterior curso na área do desenvolvimento comunitário para Serviço Social.
Trata-se de mais um triste exemplo da ausência da regulação no âmbito da formação de Assistentes Sociais no nosso país. A consulta do plano de estudos publicado [http://www.ispgaya.pt/] permite, sem quaisquer dúvidas, verificar que não se está em face de uma formação que se comapgine com os padrões europeus e internacionais de formação em Serviço Social. Fica mais uma vez a pergunta, até aqui que sem resposta por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, qual foi a comissão de especialistas que analisou e aprovou esta alteração ?
Até quando vai continuar esta situação ?

4 Comments:

  • e que posicionamento público tem tomado a APSS? assim, damos aso a que colegas continuem a não sentir o importante papel que a associação tem e deve desempenhar!Li um documento desta tomada de posição que até está afixado nos placards do meu serviço, mas teve algum impacte na opinião pública? teve visibilidade? temos de pensar formas de nos tornarmos visiíveis pelas melhores razões.

    By Blogger susana ferreira, at 2/8/06 00:04  

  • Boa noite...

    Gostaria que desenvolvesse este tópico de forma a melhor compreender os porquês destas afirmações.

    Um abraço,

    By Blogger Miguel Ângelo F. M. Valério, at 9/8/06 01:56  

  • Sem dúvida de acordo, este é um processo completamente desregulado, ad hoc, onde não existe um padrão para validar critérios de homologação ou alteração do nome de Cursos, pretensos de Serviço Social.
    No entanto, também será importante, que tomemos posições mais visiveis perante a o opinião pública, e os opinion makers, forçando uma alteração dos procedimentos e a um outro tipo de regulação.

    By Blogger joaquim, at 23/8/06 16:02  

  • Boa Tarde
    Professor Francisco Branco

    Fui sua aluna no ISSSL e antes de mais quero felicitá-lo!

    Gostaria se possível que divulgasse um curso que irá decorrer em Setembro. Os detalhes seguem em seguida:

    Programa Juventude em Acção (Comissão Europeia)

    Curso Direitos Humanos

    Tema:You(th) Act for Rights

    Data: 8 a 16 de Setembro 2007

    Local: Macedonia (Ohrid)

    Países Participantes: Macedonia, Albania, Serbia, Rep Checa, Polónia e Portugal

    Nº de Participantes: 30

    Participantes Portugueses: 5 jovens (dos 18 aos 25 anos)

    Custo de participação: 200,00 euros (inclui viagem, alojamento, alimentação, seguro e actividades

    Programa: http://www.proatlantico.com/Actividades/2007/TC-YouthActforRights/TC-Programa.html

    Actividades: trata-se de uma acção de formação sobre Direitos Humanos e Participação Activa. Inclui workshops educativos e será realizado um fórum teatral no final, dinamizado pelos participantes.

    Últimas vagas!

    Ficha de Inscrição: contactar joanacambeiro@proatlantico.com

    Cumprimentos

    By Blogger Joana Cambeiro, at 21/8/07 16:57  

Enviar um comentário

<< Home